No estado norte-americano do Alabama, uma mulher chamada Kelsey Hatcher, de 32 anos, foi mãe em dois dias seguidos. Ela possui a rara condição chamada útero didelfo, ou duplo, e acabou engravidando nos dois úteros ao mesmo tempo. Trata-se de um tipo de gestação que só acontece em um caso a cada milhão de mulheres grávidas.
Kelsey já tinha três filhos, mas estava se programando para ter a quarta bebê. No exame de ultrassom da 8ª semana, descobriu que esperava gêmeas. Ela já sabia que possuía a condição.
Na condição de útero didelfo, a paciente possui duas cavidades uterinas diferentes, com uma parede dividindo-as. Cada útero possui uma trompa de Falópio e um ovário, por isso a condição não afeta a fertilidade da mulher.
Leia mais:
Acidente bizarro: Carro “voador” atinge 2º andar de casa nos Estados Unidos
Mãe dá à luz a sêxtuplos em parto de 10 minutos, no Espírito Santo
Segundo o obstetra que acompanhou a gravidez de Kelsey, cada bebê tinha seu próprio útero, placenta e cordão umbilical, e tiveram espaço extra para crescer e se desenvolver.
Como foi o parto?
O parto foi induzido com 39 semanas e teve início em 19 de dezembro. A mãe disse:
“Senti cada lado contraindo em áreas diferentes”.
Seu útero direito – que já havia tido duas gestações – começou a progredir mais que o esquerdo. A equipe decidiu focar no bebê da direita e rompeu a bolsa daquele lado. Foi assim que nasceu Roxi, às 19h45 do dia 19 de dezembro, pesando 3,4 kg.
A bebê do lado esquerdo não desceu e foi necessária uma cesariana. Rebel, nasceu em 20 de dezembro às 6h10, 10 horas após sua irmã, pesando 3,2 kg.
Foi só no berço que ambas ficaram juntas.
Após o parto, a mãe deu uma entrevista à Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), a instituição que acompanhou as suas gestações, onde declarou:
“Acho apropriado que elas tenham dois aniversários diferentes. Cada uma tinha suas próprias ‘casas’ e agora ambas têm suas próprias histórias de nascimento”.
Com informações de Metrópoles.