Segundo a contagem oficial dos dois países, passa de 11 mil o número de mortos na Turquia e na Síria por conta do terremoto de 7,8 de magnitude que aconteceu na segunda, dia 6. O terremoto acabou gerando mais de 70 réplicas, inclusive outro abalo de 7,6 de magnitude.
Na Turquia, o balanço até a manhã desta quarta, dia 8, era de 8.754. Na Síria, o balanço de mortos é de mais de 2.530. Os dados são compilados pelos governos dos países e por grupos de resgate.
Contabilizam-se mais de 10 mil feridos, e outros milhares ainda estão desaparecidos.
Leia mais:
Terremoto atinge Turquia e Síria, deixando mais de 2 mil mortos
Terremoto no Peru causa tremor em prédio do TJAM em Manaus
Conforme as operações de resgate prosseguem, histórias incríveis vem comovendo o mundo, como os casos de um pai que ficou por horas segurando a mão da filha adolescente morta; ou o de uma família inteira que foi retirada dos escombros com vida; ou o de uma bebê nascida sob os escombros e que foi resgatada ainda com seu cordão umbilical, mesmo tendo perdido a mãe e o pai.
Mesmo assim, a janela para resgatar sobreviventes dos escombros vai se fechando, no terceiro dia de operações. O frio extremo e a quantidade de escombros – as áreas atingidas tinham muitos edifícios – complicam os trabalhos.
O presidente turco Recep Erdogan deve visitar as áreas atingidas hoje para vistoriar as operações de resgate, segundo gabinete da presidência do país.