Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Imprensa confirma morte de comandante da Guarda Revolucionária do Irã em bombardeio feito por Israel

Imprensa confirma morte de comandante da Guarda Revolucionária do Irã em bombardeio feito por Israel

A mídia estatal iraniana confirmou, na noite desta quinta-feira (12/6), madrugada de sexta-feira (13) no horário local, a morte de Hossein Salami, comandante da Guarda Revolucionária do Irã, em um ataque atribuído a Israel.

Segundo as autoridades iranianas, os cientistas nucleares Fereydoun Abbasi-Davani e Mohammad Mehdi Tehranchi também morreram na ofensiva, realizada durante a madrugada em Teerã.

O bombardeio ocorreu poucas horas após Israel lançar o que chamou de “ataque preventivo” contra alvos estratégicos no território iraniano. Imagens transmitidas pela TV estatal mostraram colunas de fumaça sobre a capital iraniana, enquanto explosões eram relatadas por moradores nas redes sociais.

Em pronunciamento, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou estado de emergência e ordenou o fechamento do espaço aéreo do país como medida de precaução. A Autoridade de Transportes israelense confirmou a suspensão de todos os voos comerciais.


Leia mais:

URGENTE: Israel realiza bombardeio em instalações nucleares do Irã

“Corpos por todos os lados”, relata sobrevivente do avião que caiu na Índia


Irã em alerta

Do lado iraniano, o sistema de defesa aérea foi colocado em alerta máximo, de acordo com as emissoras locais. O governo convocou uma reunião de emergência e reforçou a segurança em instalações militares e nucleares.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) classificaram o ataque como uma operação “preventiva, precisa e coordenada”, justificando a ação como resposta direta à “agressão contínua” do Irã contra o Estado israelense.

O episódio eleva ainda mais a tensão no Oriente Médio, ampliando os temores de um confronto direto entre as duas nações.

*Com informações da CNN Brasil.