As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Megaoperação para transferência de presos expulsos do Paraguai paralisa fronteira com Brasil

Megaoperação para transferência de presos expulsos do Paraguai paralisa fronteira com Brasil

Operação teve forte aparato policial para receber presos custodiados no Paraguai na aduana da Ponte Internacional da Amizade. (Foto: reprodução/PF)

O governo do Paraguai expulsou, na tarde de quinta-feira (4/4), 25 brasileiros que estavam presos no país e que também eram procurados pela Justiça brasileira, acusados de crimes como homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa. Alguns com ligação ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

Do total, nove foram encaminhados para a Polícia Federal em Ponta Porã (MS) e 16 foram entregues à Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR). De acordo com a PF, um forte esquema de segurança foi montado para esta que foi considerada a maior transferência internacional de presos já realizada.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver agentes de segurança controlando o trânsito na Ponte Internacional da Amizade, via que separa Pedro Juan Caballero no Paraguai e as cidades brasileiras de Foz do Iguaçu (PR) e Ponta Porã (MS). Ao menos dez veículos entre caminhonetes e motocicletas com policiais armados conduziram os presos na fronteira.


Leia mais:

Brasileiro é preso suspeito de liderar roubo milionário e cinematográfico no Paraguai

Presos entram na Justiça contra sistema prisional para assistir a eclipse solar, nos EUA


A via foi fechada por 25 minutos, tanto de veículos como de pedestres, possibilitando a chegada do comboio das forças de segurança do Paraguai no lado brasileiro.

Dos 16 brasileiros entregues à PF em Foz do Iguaçu, as condenações vão de crime de estupro ao tráfico internacional de drogas, expedidas por comarcas de todo o país.

Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal para a execução dos trâmites migratórios, comunicação dos cumprimentos de mandado de prisão nas respectivas comarcas e realização dos exames de corpo e delito. Após os procedimentos legais, os presos foram entregues à diversas unidades prisionais para início imediato do cumprimento das penas.