O governo do Paraguai expulsou, na tarde de quinta-feira (4/4), 25 brasileiros que estavam presos no país e que também eram procurados pela Justiça brasileira, acusados de crimes como homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa. Alguns com ligação ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
Do total, nove foram encaminhados para a Polícia Federal em Ponta Porã (MS) e 16 foram entregues à Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR). De acordo com a PF, um forte esquema de segurança foi montado para esta que foi considerada a maior transferência internacional de presos já realizada.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver agentes de segurança controlando o trânsito na Ponte Internacional da Amizade, via que separa Pedro Juan Caballero no Paraguai e as cidades brasileiras de Foz do Iguaçu (PR) e Ponta Porã (MS). Ao menos dez veículos entre caminhonetes e motocicletas com policiais armados conduziram os presos na fronteira.
⏯️ Ponte da Amizade é fechada para transferência recorde de presos.
Operação teve forte aparato policial para receber presos custodiados no Paraguai na aduana da Ponte Internacional da Amizade.
Leia: https://t.co/uBlYDm0BUx pic.twitter.com/zu7SQolSpU
— Metrópoles (@Metropoles) April 5, 2024
Leia mais:
Brasileiro é preso suspeito de liderar roubo milionário e cinematográfico no Paraguai
Presos entram na Justiça contra sistema prisional para assistir a eclipse solar, nos EUA
A via foi fechada por 25 minutos, tanto de veículos como de pedestres, possibilitando a chegada do comboio das forças de segurança do Paraguai no lado brasileiro.
Dos 16 brasileiros entregues à PF em Foz do Iguaçu, as condenações vão de crime de estupro ao tráfico internacional de drogas, expedidas por comarcas de todo o país.
Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal para a execução dos trâmites migratórios, comunicação dos cumprimentos de mandado de prisão nas respectivas comarcas e realização dos exames de corpo e delito. Após os procedimentos legais, os presos foram entregues à diversas unidades prisionais para início imediato do cumprimento das penas.