Autoridades aduaneiras tailandesas encontraram um grupo de 87 animais em tentativa de contrabando no Aeroporto Suvarnabhumi de Bangkok, na Tailândia, conforme divulgado nesta quarta-feira (06/03). Os suspeitos, seis indianos, esconderam os bichos nas bagagens despachadas enquanto embarcavam rumo a Mumbai.
Hoje, a Tailândia é um dos principais pontos de tráfico de fauna. Muitos contrabandistas vendem suas mercadorias para o Vietnã, China e Índia. De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, a venda de animais é a terceira maior atividade ilegal do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de armas e de drogas. Além disso, nove a cada dez bichos traficados morrem antes de chegar até o consumidor final.
Alguns dos animais resgatados em Bangkok são de espécies ameaçadas de extinção, como o panda vermelho.
“Descobrimos que os animais incluem 29 lagartos-monitor de garganta preta, 21 cobras, 15 pássaros, incluindo papagaios, um total de 87 seres vivos. Eles estavam escondidos dentro da bagagem”, afirmou o Departamento de Alfândega em um comunicado.
Leia mais:
Especialista no Mercosul é o novo embaixador argentino no Brasil
VÍDEO: Rússia bombardeia comitiva de Zelensky no sul da Ucrânia
As fotos divulgadas pelas autoridades mostram um papagaio em uma caixa de plástico com furos em cima, o panda vermelho em uma cesta de vime, lagartos amontoados em um pote de plástico e várias cobras enroladas em sacos de pano.
Os seis detidos podem ter uma pena máxima de dez anos de prisão ou pagar quatro vezes o valor dos impostos de importação. Em fevereiro deste ano, as autoridades prenderam um viajante da Mongólia neste mesmo aeroporto após ele tentar contrabandear 24 peixes, algumas serpentes píton e dragões-de-Komodo.