Lula e Vladmir Putin conversam por telefone sobre situação da Venezuela

Lula e Putin (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo; Mikhail METZEL / POOL / AFP).
O presidente Lula (PT) e o presidente da Rússia, Vladmir Putin, conversaram por telefone na manhã desta quarta (14/1) sobre a crise na Venezuela. Essa foi a primeira conversa entre os dois países desde a ação militar americana contra o país sul-americano no começo do ano.
Ambos “compartilharam os pontos em comum para garantir a soberania estatal e os interesses nacionais da República bolivariana”, afirmou o Kremlin, em nota. A ligação foi confirmada pelo Planalto.
Segundo a Rússia, Lula e Putin enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil “em relação à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana”. Os dois presidentes concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU (Organização das Nações Unidas) e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões.
Leia mais:
Trump publica imagem em que se apresenta como ‘presidente interino da Venezuela”
Trump afirma que ação dos EUA evitou avanço de Rússia e China na Venezuela
Desde a ação americana, Lula já conversou por telefone sobre o assunto Venezuela com Delcy Rodríguez, a nova presidente do país, com os presidentes do México, Claudia Sheinbaum, e da Colômbia, Gustavo Petro, e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
A Venezuela colocou Rússia e Estados Unidos em oposição pela primeira vez durante o governo de Donald Trump: o governo de Putin condenou a ação americana. Nos últimos dias, o país também criticou o que chamou de “intervenção” dos EUA no Irã.
O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, “condenou veementemente mais uma tentativa dos poderes estrangeiros de interferir nos assuntos internos” do país, após os recentes protestos motivarem Washington a ameaçar intervir.
*Com informações de CNN Brasil e UOL






