O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, supervisionou o teste de inspeção de um novo míssil terra-mar nesta quarta-feira (14/02), disse a agência de notícias da Coreia do Norte, a KCNA. A Coreia do Norte disparou múltiplos mísseis da sua costa leste, afirmou o exército da Coreia do Sul.
Foi o mais recente teste com vários mísseis nas últimas semanas, às vésperas da eleição geral da Coreia do Sul, em abril. Kim afirmou que a Coreia do Sul está violando a soberania do Norte ao insistir em uma “Linha de Limite Norte” (LLN), a linha de demarcação marítima entre as duas Coreias, de acordo com a imprensa estatal KCNA.
Leia mais
Quatro estudantes do ensino médio são baleados em Atlanta, EUA
A Casa Branca informa Congresso de ameaça nuclear russa
Kim deu ordens para reforçar a prontidão militar das águas ao norte da ilha de Yeonpyeong ao oeste da península da Coreia, na região da LLN, disse a KCNA. “Não importa quantas linhas existam no mar… se o inimigo invadir a fronteira marítima, isso será considerado uma violação da nossa soberania e uma provocação de força”, afirmou Kim, na emissora estatal.
O novo míssil, chamado Badasuri-6 ou “águia do mar-6” em coreano, voou acima do mar e atingiu o alvo desejado. Kim também inspecionou uma fábrica “chave” de munições.