Após três adiamentos, a missão Artemis I decolou nas primeiras horas desta manhã. A missão da NASA decolou às 3h47 (horário de Brasília) e deu início a uma jornada que levará uma espaçonave não tripulada à Lua.
A Artemis I é o primeiro passo para a NASA levar astronautas à superfície lunar. No topo do foguete, a espaçonave Orion é uma cápsula projetada para transportar humanos. Mas para esta missão, ela transporta alguns manequins que coletam dados vitais para ajudar futuras tripulações vivas. O Orion realizará sua viagem à Lua e então voltará à Terra em cerca de 25 dias. O retorno da cápsula está previsto para 11 de dezembro, onde deverá cair no Oceano Pacífico.
Leia mais:
Nasa e SpaceX lançam nova missão espacial
1º foguete 100% brasileiro decola em Alcântara
Caso a missão seja bem sucedida, a NASA planeja série de missões Artemis cada vez mais difíceis, enquanto a NASA trabalha em direção ao seu objetivo de estabelecer um posto avançado permanente na lua. A primeira missão tripulada à órbita lunar está atualmente programada para 2024.
A missão também marcou a estreia do foguete SLS, o mais poderoso a já atingir a órbita da Terra. Ele tem 15% mais de empuxo que os foguetes Saturn que impulsionou os voos lunares da NASA no século XX. A última missão da NASA à Lua foi a Apollo 17, realizada em dezembro de 1972 e em breve comemora 50 anos de realização.