As Forças de Defesa de Israel anunciaram na segunda (21/10) ter encontrado um bunker do grupo extremista Hezbollah com mais de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) em ouro e dinheiro. Os valores estavam no subsolo de um hospital de Beirute, capital do Líbano.
Segundo os militares israelenses, o bunker estava sob vigilância há anos e servia como esconderijo para Hassan Nasrallah — ex-chefe do grupo extremista que foi morto durante um ataque aéreo no fim de setembro.
Dois prédios vizinhos ao Hospital Al-Sahel serviam de entrada para o bunker. Veja no esquema abaixo:
Leia mais:
Drone é lançado em direção à casa de férias do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
“Açougueiro de Gaza”: Em ataque, Israel mata líder número 1 do Hamas
O comunicado das forças israelenses diz:
“O bunker foi deliberadamente colocado sob um hospital e contém mais de meio bilhão de dólares em dinheiro e ouro. Esse dinheiro poderia ter sido usado para reabilitar o Líbano, mas foi usado para reabilitar o Hezbollah. (…) É um dinheiro roubado dos cidadãos do Líbano e usado para atividades terroristas”.
Por questões de segurança, o hospital que fica acima do esconderijo foi evacuado. O governo israelense garantiu que não vai bombardear o local.
O diretor do hospital falou à agência de notícias Reuters e negou a existência do bunker. Ele também pediu que o exército do Líbano faça uma vistoria no local.
*Com informações de G1