Após concordarem em estender por mais dois dias a trégua da guerra, entre Israel e o grupo extremista Hamas, foi registrado, nesta terça-feira (28/11), confrontos no norte da Faixa de Gaza com armas explosivas direcionadas às Forças de Defesa de Israel (FDI).
De acordo com o comunicado das FDI, três explosivos foram detonados próximo a tropas israelenses, que também receberam disparos de tiros, causando conflito entre militares e militantes do Hamas.
Leia mais:
Diretor do maior hospital de Gaza é preso por Israel
China lota hospitais com doenças sazonais sem “alterações patológicas”, diz OMS
As forças de Israel disseram ainda que alguns soldados sofreram ferimentos leves após o confronto.
“Os militares responderam disparando contra fontes dos tiros. Em ambos os casos, as forças das FDI permaneceram dentro das linhas de cessar-fogo acordados”, disse o porta-voz militar, Daniel Hagari.
Em resposta ao ataque, o Hamas acusa Israel de violar o acordo de trégua.
“Estamos comprometidos com a trégua enquanto o inimigo se comprometer com ela, e fazemos um apelo aos mediadores para que pressionem Israel a aderir a todos os termos da trégua, no terreno e no ar”, disse o grupo radical em comunicado.
A guerra está no quinto dia de pausa nos combates, após negociações mediadas pelo Catar, Egito e apoio dos Estados Unidos. O acordo prevê uma troca de reféns com prisioneiros palestinos.