O governo do Irã revelou a produção de um míssil hipersônico, o Fattah 2, classificado como arma hipersônica. O Irã, que é um dos quatro países capazes de desenvolver esse tipo de arma, é um dos principais apoiadores políticos e financeiros do Hamas.
O míssil teleguiado foi produzido pela Força Aeroespacial do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica, divisão de pesquisa da Força Aérea Iraniana, e exibido durante uma exposição realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de Ashura, na qual foram apresentados os últimos avanços na tecnologia aeroespacial do Irã.
Leia mais:
Negociações para libertar reféns estão chegando ao fim, diz EUA
31 bebês prematuros chegam ao Egito para receber tratamento
Míssil Hipersônico
Um míssil hipersônico é um tipo de míssil capaz de viajar a velocidades extremamente altas, geralmente definidas como Mach 5 ou mais, o que significa cinco vezes a velocidade do som ou mais rápido. Esses mísseis podem ser projetados para transportar projéteis convencionais ou nucleares e ser lançados a partir de aviões, navios, submarinos ou de bases terrestres. Além de seu uso militar, a tecnologia hipersônica também tem potenciais aplicações civis, como em sistemas de transporte rápido e na exploração espacial.