Irã promete reconstruir instalações nucleares “com maior força” após ataques

Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, anuncia reconstrução de instalações nucleares • Reprodução/Reuters
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, anunciou neste domingo (2/11) que o país vai reconstruir suas instalações nucleares “com maior força”, durante visita à Organização de Energia Atômica iraniana, em encontro com altos executivos do setor.
“Destruir prédios e fábricas não será um problema para nós; vamos reconstruir, e com maior força”, declarou Pezeshkian à mídia estatal.
O líder garantiu que o objetivo das atividades nucleares não é militar, mas sim atender às necessidades do povo, como saúde e desenvolvimento tecnológico.
Saiba mais:
China promete diálogo com o Brasil para evitar crise de chips no setor automotivo
Cansado de ver Virginia e Vini Jr. o tempo todo? Tutorial viral “salvou” feed de muitos usuários
Tensão internacional
O anúncio ocorre em meio a ataques recentes contra instalações nucleares do Irã, realizados por Israel e pelos Estados Unidos, que afirmam atuar para impedir que o país desenvolva uma bomba nuclear. Analistas estimam que esses ataques atrasaram o programa iraniano em cerca de dois anos.
Em 2015, o Irã assinou um acordo nuclear com seis potências mundiais, incluindo os EUA, comprometendo-se a limitar o enriquecimento de urânio a 3,67% — bem abaixo dos cerca de 90% necessários para armas atômicas.
A Arábia Saudita já declarou que, caso o Irã obtenha armamento nuclear, também buscará desenvolver seu próprio arsenal, aumentando o clima de tensão no Oriente Médio.
*Com informações da CNN Brasil.






