O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã afirmou que realizou ataques com mísseis contra bases aéreas e instalações militares em Israel, no horário local sábado (14/6), sexta-feira (13/6) horário de Brasília. Segundo comunicado divulgado pela agência estatal iraniana, os alvos seriam locais usados para operações militares contra o Irã.
Irã confirma ter atingido instalações militares de Israel durante ataque pic.twitter.com/zFFwWRKqpC
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 13, 2025
De acordo com as autoridades iranianas, os bombardeios utilizaram mísseis balísticos de alta precisão e sistemas inteligentes. O IRGC afirma que as ofensivas miraram centros industriais militares israelenses responsáveis pela produção de mísseis e outros armamentos.
Leia mais
VÍDEOS: “Israel todo está sob ataque” por mísseis do Irã, dizem forças israelenses
“O inimigo não conseguiu interceptar todas as ondas de mísseis disparadas pela República Islâmica do Irã, apesar de suas alegações de defesa bem-sucedida”, diz o comunicado. Ainda segundo o texto, imagens de satélite e relatórios de campo confirmariam que dezenas de mísseis atingiram os objetivos estratégicos.
O governo iraniano classificou a operação como “ofensiva e bem-sucedida”, realizada com total coordenação entre as Forças Armadas e outros órgãos de defesa do país. Segundo Teerã, o ataque tem como principal objetivo deixar claro que “a segurança do Irã é uma linha vermelha que não será ultrapassada”.