A agência meteorológica do governo indiano informou, nesta quarta-feira (29/5), que o país alcançou um novo recorde nacional de temperatura, registrando 52,3ºC na capital, Nova Délhi.
O recorde foi estabelecido durante a tarde de quarta-feira, no subúrbio de Mungeshpur, pelo departamento meteorológico do país, ultrapassando em mais de um grau centígrado o pico nacional anterior registrado no deserto do Rajastão.
De acordo com informações da agência de notícias RFI, os serviços meteorológicos indianos já haviam relatado um recorde anterior na terça-feira (28), em Nova Délhi, com 49,9°C.
Diante dessa situação, as autoridades da cidade, que conta com cerca de 30 milhões de habitantes, emitiram um alerta vermelho de saúde para quarta-feira, devido às temperaturas semelhantes às do dia anterior. Além disso, alertaram também para a alta probabilidade de desenvolvimento de doenças relacionadas ao calor e insolação em todas as faixas etárias, recomendando especial atenção às pessoas vulneráveis.
Prevê-se que a onda de calor no centro e noroeste da Índia diminua gradualmente a partir de quinta-feira (30), conforme informado pelo India Weather.
Leia mais:
Calor extremo no México causa mortes de dezenas de macacos
VÍDEO: Incêndio em casa de jogos mata 27 pessoas na Índia
Escassez hídrica
As autoridades de Nova Délhi alertaram para o risco iminente de escassez de água, com cortes no fornecimento já ocorrendo em algumas regiões.
A ministra da Água, Atishi Marlena, apelou à responsabilidade coletiva dos residentes para evitar desperdícios e anunciou medidas para lidar com a crise, incluindo a redução do abastecimento em determinadas áreas para realocar água para zonas com escassez mais crítica.
A situação é ainda mais preocupante devido à redução do caudal do rio Yamuna, um afluente extremamente poluído do Ganges que atravessa Nova Délhi, durante os meses mais quentes do ano. A capital indiana depende quase inteiramente dos estados agrícolas vizinhos de Haryana e Uttar Pradesh para seu abastecimento de água, cujas necessidades também são significativas.