Um homem de aproximadamente 30 anos, teve a garganta perfurada após segurar o espirro. O homem foi levado a um hospital na Inglaterra com fortes dores após ter fechado o nariz e a boca para não espirrar.
Os médicos disseram que ele chegou com fortes dores pois sofreu uma ruptura de 2mm na traqueia. Médicos da Universidade de Dundee disseram que, se você fechar a boca e o nariz durante um espirro, a pressão nas vias aéreas superiores pode aumentar cerca de 20 vezes.
Isso pode causar lesões, como a ruptura de tímpanos, aneurisma e até costelas quebradas. No caso do rapaz, causou um rompimento repentino na garganta, conhecido clinicamente como “ruptura traqueal espontânea“, é raro e pode ser potencialmente fatal.
Leia mais:
Fifa divulga os finalistas do prêmio The Best para melhor jogador; veja quem são
Polícia Civil busca por duas pessoas que estão desaparecidas no Amazonas
Um outro caso relatado pelos médicos, um paciente também não identificado, dirigia no momento em que sentiu vontade de espirrar, mas acabou segurando, os médicos relataram que examinaram o paciente e ouviram estalos ao tocar o seu pescoço.
O paciente não necessitou de tratamento cirúrgico e foi mantido em observação no hospital. Teve alta e recebeu medicação analgésica e anti-histamínica. Os médicos também aconselharam evitar atividades físicas extenuantes por duas semanas. Cinco semanas depois, um exame mostrou que a lesão havia cicatrizado.
Os espirros não devem ser evitados de sair, eles são os mecanismos de defesa natural do corpo para expelir substâncias irritantes das passagens nasais.