As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Homem é morto a tiros por agente federal de imigração nos EUA

O caso ocorreu em meio a um período de forte tensão no estado, com a intensificação de operações federais envolvendo agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS)
24/01/26 às 18:33h
Homem é morto a tiros por agente federal de imigração nos EUA

Foto: Reprodução

Um homem de 37 anos morreu na manhã deste sábado (24), em Minneapolis, no estado de Minnesota (EUA), após ser baleado por um agente federal durante uma ação ligada à fiscalização de imigração. O caso ocorreu em meio a um período de forte tensão no estado, com a intensificação de operações federais envolvendo agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS) e da Patrulha de Fronteira.

De acordo com o DHS, o agente efetuou os disparos em legítima defesa, após o homem, que estaria armado, se aproximar da equipe. A vítima morreu ainda no local.

A pessoa baleada foi identificada como Alex Jeffrey Pretti, segundo informações da Associated Press e de outros veículos americanos, com base em relatos de familiares. Ele trabalhava como enfermeiro em uma unidade de terapia intensiva em um hospital de veteranos.

Apesar da versão oficial, o caso gerou questionamentos. O The New York Times informou que imagens analisadas quadro a quadro indicariam que Pretti segurava um telefone quando foi derrubado e baleado por agentes.


Leia mais

VÍDEO: Homem suspeito de matar filho de 3 anos é preso em Manaus

Após impasse político, TikTok passa a ser controlado por investidores não chineses nos EUA


Em nota, a polícia de Minneapolis afirmou que o homem era cidadão americano, morador da cidade, e possuía permissão para porte de arma. Ainda segundo as autoridades, ele carregava uma pistola e carregadores.

Após o episódio, houve confrontos e protestos na cidade, com críticas à presença e à atuação de agentes federais. Em declaração a jornalistas, o governador de Minnesota, Tim Walz, criticou a operação e afirmou que o estado vai investigar o tiroteio. Já o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, também questionou a ação e pediu o fim da operação federal na cidade. O presidente Donald Trump usou as redes sociais para defender os agentes federais e atacar autoridades locais, afirmando que elas estariam “incitando a insurreição”.

Jogo da NBA foi adiado

Em meio ao clima de insegurança e manifestações, a NBA adiou a partida entre Minnesota Timberwolves e Golden State Warriors, que estava marcada para este domingo (25) no Target Center, no centro de Minneapolis.