Durante uma entrevista, o chefe do departamento de segurança cibernética do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), Illia Vitiuk, afirmou que hackers russos entraram no sistema da gigante de telecomunicações ucraniana Kyivstar desde pelo menos maio do ano passado em um ataque cibernético que deve servir como um “grande aviso” para o Ocidente.
“Este ataque é uma grande mensagem, um grande aviso, não só para a Ucrânia, mas para todo o mundo ocidental compreender que ninguém é realmente intocável”, disse ele.
A SBU avaliou que os hackers poderiam roubar informações pessoais, descobrir a localização de telefones, interceptar mensagens de SMS e ter acesso a contas do Telegram com o nível de acesso que obtiveram segundo o chefe de departamento.
Leia mais:
Rússia e Ucrânia fazem a maior troca de prisioneiros após negociação dos Emirados Árabes Unidos
Bombardeios russos em Kiev e outras grandes cidades deixa espaço aéreo ucraniano em alerta
Um porta-voz da Kyivstar disse que a empresa está trabalhando em estreita colaboração com a SBU para investigar o ataque e tomará todas as medidas necessárias para eliminar riscos futuros.
“Nenhum fato de vazamento de dados pessoais e de assinantes foi revelado”, revelou.
Ele disse que o ataque não teve grande impacto nas forças armadas da Ucrânia, que não dependiam de operadoras de telecomunicações e faziam uso do que descreveu como “algoritmos e protocolos diferentes”.
“Falando em detecção de drones, falando em detecção de mísseis, felizmente não, esta situação não nos afetou fortemente”, disse ele.
*com informações Reuters