Nick Stock, gerente do Santuário da Vida Selvagem, na Austrália, avistou a cabeça preta de uma cobra píton-de-cabeça-negra. O animal estava enrolado em torno de outra criatura e parecia estar estrangulando sua presa.
Stock se aproximou lentamente e notou que estava diante de uma rara cena de canibalismo: a píton-de-cabeça-negra estava prestes a comer outra cobra da mesma espécie, começando pela cauda.
O registro foi divulgado no dia 19 de outubro pela Australian Wildlife Conservancy’s (AWC), que é responsável pelo santuário. O funcionário contou que já havia visto uma cobra píton-de-cabeça-negra comendo uma cobra marrom e um lagarto monitor Varanus panoptes. Porém, essa foi a primeira vez que ele viu o réptil devorar outro de sua própria espécie.
“Foi uma surpresa no começo, mas me sinto muito sortudo por testemunhar um evento tão raro”.
Leia mais:
Após veto dos EUA, nova assembleia foi convocada à ONU
Piloto é preso por tentar desligar motores de avião
O banquete canibal da cobra demorou 15 minutos, terminando com ela voltando à sua toca, que estava a cerca de três metros de distância, conforme informa Stock.
“Isso me deu bastante tempo para pegar uma câmera e documentar o evento”, ele explica.
As pítons-de-cabeça-negra têm cabeça preta brilhante e o corpo de cor amarela a bege, listrado com faixas que variam de laranja a marrom. Essas cobras noturnas alcançam até 3 metros de comprimento e pesam de 3 a 7kg.
Veja as imagens: