Uma falha no sistema de segurança da empresa norte-americana ‘CrowdStrike’ causou um apagão cibernético, na manhã desta sexta-feira (19/07), em vários países no mundo. Diversos serviços como hospitais, voos, comunicações, inclusive aplicativos do Windows deram ‘tela azul’ e pararam de funcionar.
De acordo com o G1, o problema ocorreu depois de um erro na atualização do software de uma ferramenta chamada Falcon, usada para detectar possíveis ataques de hackers. A Falcon é usada na computação em nuvem do Windows e ocasionou em interrupções nos serviços da companhia.
Leia mais
Apagão cibernético não afetou tráfego aéreo brasileiro, afirma ministro dos Portos e Aeroportos
Bancos Pan, Bradesco, Neon e Next sofrem instabilidade após apagão cibernético
Em nota, o Windows informou que o “problema foi resolvido”, mas que problemas isolados poderiam ocorrer.
No entanto, a CrowdStrike não confirmou que o apagão cibernético esteja relacionado com a falha no sistema da empresa. Nas redes sociais, o CEO da Crowdstrike, George Kurtz. afirmou que “o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada”.
No Brasil, o problema afetou, até o momento, operações em serviços bancários e houve atraso nos voos do Aeroporto de Viracopos, em São Paulo.