A ex-jogadora de futebol ucraniana, Viktoriya Kotlyarova, de 27 anos, morreu durante o bombardeio que aconteceu em Kiev, na capital da Ucrânia. Ela estava com a mãe, que também acabou morrendo em decorrência do ataque realizado no dia 29 de dezembro.
A informação foi publicada na conta oficial da seleção feminina da Ucrânia. De acordo com autoridades ucranianas, ao menos 18 pessoas foram mortas e mais de 60 ficaram feridas por 158 drones e mísseis lançados pela Rússia na madrugada daquela sexta-feira (29/12), durante um ataque que durou cerca de 18 horas.
🕯🇺🇦 29 грудня у столиці внаслідок ворожого обстрілу рашистів разом з матір'ю Людмилою загинула колишня футболістка Вікторія Котлярова (Чорновіл).
Вікторія виступала за "Спартак" (Чернігів), "Атекс" (Київ), "Ятрань" (Умань). Їй було 27.
Вічна пам'ять.#russiaisaterroriststate pic.twitter.com/g69hFWJpsA
— 🇺🇦 Ukraine Women's Football | Жіночий футбол УАФ (@uafwomen) January 1, 2024
Leia mais
Bombardeios russos em Kiev e outras grandes cidades deixa espaço aéreo ucraniano em alerta
Fenômeno El Niño deve vir mais forte em 2024
Zelensky promete retaliação
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, compartilhou, em suas redes sociais, um vídeo com imagens do ataque que começou na noite desta quinta-feira e se estendeu ao longo da madrugada. De acordo com Zelensky, uma maternidade, prédios educacionais, edifícios residenciais e shoppings foram algumas das instalações atingidas pelos mísseis.
“Certamente responderemos aos ataques terroristas. E continuaremos a lutar pela segurança de todo o nosso país, de cada cidade e de cada cidadão. O terror russo deve e irá perder”, disse o presidente em seu perfil no X.
O chefe do Exército ucraniano, Valeriy Zaluzhny, anunciou que 114 dos 158 ataques russos foram interceptados. As defesas aéreas da Ucrânia abateram, ao todo, 27 drones e 87 mísseis de cruzeiro. De acordo com as informações, 44 armas ainda teriam atingido o país. Segundo Zaluzhny, este foi “o ataque aéreo mais massivo” desde o início da invasão russa. Ele afirmou que o bombardeio visou, especialmente, infraestruturas críticas, indústria e instalações militares.
😢 The moment of the Russian strike at the residential complex in Odesa… pic.twitter.com/jfbFRFlgRL
— The Ukrainian Review (@UkrReview) December 29, 2023