Já são 90 pessoas mortas devido ao frio extremo em 13 estados dos EUA. Há relatos de pessoas que foram esmagadas por árvores caídas devido ao peso do gelo, pessoas que foram levadas por tornados e que sofreram acidentes de carro com neve.
O estado do Tennessee sofreu o maior impacto das mortes, com 34 óbitos relacionados a tempestades de neve. Em San Diego, o prefeito declarou estado de emergência depois que fortes chuvas lançaram vários metros de água por algumas ruas e demandaram centenas de resgates. Já em Chicago, um fenômeno antártico afetou o Lago Michigan.
Atmosfera antártica bem no coração de Chicago, famosa por suas nevascas de inverno, influenciadas pelo vizinho Lago Michigan.
📍Chicago, IL 🇺🇸 🎥 pic.twitter.com/xzScWYrZUk
— Alerta Mundo (@AlertaMundo_) January 23, 2024
Leia mais
Parlamento da Turquia aprova adesão da Suécia à Otan
Acidente de helicóptero no Canadá deixa mortos e feridos
Alertas de inundação foram emitidos do Oeste do Texas ao Norte da Louisiana desde a manhã desta terça-feira (23/01), até a tarde de quarta-feira (24/01). A previsão é de que até 120 milímetros de chuva podem inundar áreas atingidas pela seca, sobrecarregando o solo seco e provocando inundações.
As autoridades estão avaliando os danos na região e foram criados abrigos temporários para os deslocados e pessoas sem abrigo. As viagens aéreas também podem ser prejudicadas pelo tempo congelante.
Embora as recentes rondas de humidade tenham ajudado a melhorar as camadas superiores do solo, são necessárias mais chuvas para reduzir os défices de precipitação a longo prazo e recarregar as águas subterrâneas dos estados.