O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quinta-feira (1º/5) que o presidente Donald Trump poderá reconsiderar o empenho dos EUA nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia caso não haja avanços concretos em breve.
Em entrevista à Fox News, Rubio destacou que os dois países “estão mais próximos, mas ainda distantes” de um acordo, e sugeriu que a administração americana não manterá indefinidamente o alto nível de envolvimento diplomático se o impasse persistir.
“Será preciso progresso real muito em breve, ou o presidente terá que decidir quanto tempo mais vamos dedicar a isso“, disse o secretário. Ele acrescentou que, diante de outras crises internacionais, Trump pode redirecionar a atenção da Casa Branca para prioridades mais urgentes.
Leia mais
Estados Unidos e Ucrânia assinam acordo econômico para a exploração de recursos naturais
Putin concorda com cessar-fogo de 30 dias com a Ucrânia, diz Estados Unidos
A declaração ocorre após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciar um cessar-fogo unilateral na Ucrânia entre os dias 8 e 11 de maio. A trégua temporária foi recebida com cautela por Washington e Kiev, que voltaram a defender um cessar-fogo permanente.
Rubio também comentou as tensões comerciais com a China. Segundo ele, Pequim sinalizou interesse em retomar o diálogo com os Estados Unidos. “Os chineses entraram em contato, querem conversar”, afirmou. Apesar do possível retorno das negociações, o secretário ressaltou que ainda há incertezas sobre um acordo imediato.
“O mais importante talvez seja entender que isso deve servir de alerta para repensarmos nossa dependência da China e investirmos mais na produção nacional”, completou.