As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Estrutura gigante nunca vista na Terra é encontrada no Triângulo das Bermudas

Estrutura geológica localizada embaixo do arquipélago de Bermudas impede ilhas de afundarem
18/12/25 às 16:01h
Estrutura gigante nunca vista na Terra é encontrada no Triângulo das Bermudas

Ilhas Bermudas: região é cercada de mistérios
(Foto: Getty Images).

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, divulgaram um artigo sobre um fato nunca antes observado na Terra, presente no Triângulo das Bermudas. Os cientistas descobriram por que o arquipélago nunca afundou mesmo após milhões de anos sem atividade vulcânica.

Os pesquisadores identificaram uma estrutura geológica inédita sob as Bermudas, responsável por manter a ilha elevada. O estudo foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters.

Essa camada extra de rocha, com cerca de 20 quilômetros de espessura, está posicionada abaixo da crosta oceânica e dentro da placa tectônica sobre a qual Bermudas está assentada. Segundo os pesquisadores, uma formação com essa espessura nunca havia sido registrada em outros pontos do planeta. De modo geral, a crosta oceânica repousa diretamente sobre o manto terrestre, sem camadas intermediárias.

O estudo aponta que essa camada pode estar sustentando a elevação oceânica onde Bermudas se encontra. Por isso, mantém o solo acima do nível esperado mesmo após mais de 30 milhões de anos sem vulcanismo ativo. Essa estrutura provavelmente é um remanescente de material vulcânico antigo. Foi formada durante a última fase de atividade vulcânica da região e teria se solidificado como uma espécie de plataforma geológica.


Leia mais:

Mistério: influencer “Barbie humana” é encontrada morta em São Paulo

Caverna secreta sob a Lua pode virar abrigo para astronautas, dizem cientistas


O Triângulo das Bermudas é a região localizada no Atlântico Norte, entre os Estados Unidos, as Bermudas e Porto Rico, e ficou famosa por histórias de navios e aeronaves que teriam desaparecido sem explicação, especialmente em décadas passadas. Há também relatos de falhas em bússolas e instrumentos que supostamente deixariam de funcionar.

De acordo com cientistas, fenômenos naturais intensos, como tempestades tropicais rápidas, fortes correntes marítimas e a possibilidade de ondas gigantes, comuns na região, podem ajudar a explicar esses mistérios.

*Com informações de UOL