Duas ativistas foram detidas depois de promoverem um protesto inusitado em um museu de Glasgow, Escócia, envolvendo um busto de mármore da rainha Vitória, que acabou sendo manchado com mingau e geleia.
O incidente, considerado pelas forças da ordem como ato de vandalismo, ocorreu na Galeria e Museu de Arte de Kelvingrove, afetando não só a obra de arte, mas também seu pedestal, que foi vandalizado com insultos pintados de vermelho.
Leia mais:
Falso parque de diversões do ‘Willy Wonka’ dá errado e traumatiza crianças na Escócia
Encanador da Escócia acha mensagem em garrafa após 135 anos; Saiba o que estava escrito
Segundo a polícia escocesa, duas mulheres, de 23 e 30 anos, foram detidas sob acusação de envolvimento no episódio. Após serem indiciadas, foram liberadas com a condição de que compareçam futuramente ao Tribunal de Glasgow, conforme reportagem do The Guardian.
“Recusamos a aceitar um retrocesso à era vitoriana, um período que, apesar de seu esplendor, foi marcado por enfermidades como o raquitismo, hoje novamente em ascensão na Escócia”, declarou a liderança do grupo This is Rigged.
O coletivo, responsável pelo ato, solicita ao governo escocês a implementação de um centro de alimentação comunitário para cada grupo de 500 famílias e pede aos supermercados que diminuam os preços da fórmula infantil aos valores de março de 2021.
O busto de Vitória, uma homenagem encomendada ao escultor Francis John Williamson para celebrar o jubileu de Ouro da monarca em 1887, é um de vários replicados e distribuídos pelo Império Britânico, com o original residindo no mencionado museu escocês.
*Com informações UOL