As falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua entrevista à revista norte-americana Time a respeito da guerra na Ucrânia já despertam reações de autoridades ucranianas. Na entrevista, Lula afirmou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é tão culpado pelo conflito quanto o russo, Vladimir Putin, e que “se não quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais”.
Hoje, a Embaixada da Ucrânia no Brasil afirmou que Lula “pode estar mal informado sobre o conflito na Ucrânia”. A embaixada também divulgou nota solicitando audiência entre o petista e autoridade ucraniana para esclarecer a posição do país.
Leia mais:
Zelensky é tão responsável pela guerra quanto Putin, afirma Lula em entrevista à Time
Comitê da ONU conclui que Moro foi parcial ao julgar Lula
O assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak também criticou as declarações de Lula em post no Twitter e afirmou que elas contém “distorções da verdade”. Podolyak escreveu:
“O ex-presidente brasileiro Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. São tentativas russas de distorcer a verdade. É simples: a Rússia atacou traiçoeiramente a Ucrânia, a guerra é apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata massivamente civis. Guerra clássica de destruição e ocupação”.
Esta é a primeira vez, desde o início da guerra, que um membro do alto escalão do governo ucraniano se pronuncia sobre o Brasil.