Até o momento, 34 congressistas do Partido Democrata dos Estados Unidos pediram publicamente para que o presidente Joe Biden abandone sua candidatura à reeleição, 12 deles apenas nas últimas 24 horas. A lista de políticos democratas pedindo pela desistência não para de crescer, e segundo fontes próximas ao presidente, ele estaria considerando deixar a corrida à Casa Branca.
O Partido Democrata de Biden controla 213 cadeiras na Câmara dos Deputados e 51 no Senado. O número de 34 congressistas equivale a um em cada dez democratas no Congresso americano.
Biden tem sido alvo de críticas e pedidos de desistência à reeleição desde seu desempenho criticado no debate contra o republicano Donald Trump, no mês passado: O presidente de 81 anos se mostrou hesitante e frágil, e desde então cometeu mais algumas gafes.
Leia mais:
Em 1º discurso após atentado, Trump prega união e volta a criticar Biden
Astros de Hollywood e famosos pedem que presidente Joe Biden desista da reeleição
A imprensa americana também tem noticiado que, nos bastidores, nomes como o ex-presidente Barack Obama, e a presidente emérita Nancy Pelosi, estariam atuando nos bastidores para que Biden retire a candidatura. Os democratas teriam até agosto, quando é realizada a convenção do partido, para indicar outro nome para disputar a eleição presidencial, que acontece em novembro.
Segundo o jornal The New York Times, pessoas próximas ao presidente afirmaram que ele aparenta ter começado a aceitar a ideia de que deva desistir de disputar a eleição. No entanto, Biden ainda não teria tomado uma decisão.
O nome mais viável para substituí-lo, caso ele abandone a disputa, seria o da sua vice, Kamala Harris.
Com informações de G1.