Duas toneladas de assistência humanitária doada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), à população da Faixa de Gaza, chegou ao Egito nesta terça-feira (31), em em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 16h30 do horário local.
As toneladas de alimentação com arroz, derivados de milho, açúcar e leite em pó, inclusive para brasileiros repatriados, estão aguardando autorização para atravessar a passagem de Rafah que deve ser descarregada na região por meio da aeronave VC-2 (Embraer 190), da FAB que retorna ao Brasil após a doação.
Leia também:
VÍDEO: MST manda duas toneladas de alimentos para Gaza
Mulher com trajes islâmicos é baleada pela polícia em metrô de Paris por suspeita de terrorismo
O carregamento do MST contém arroz, derivados de milho, açúcar e leite em pó e é levado à região por meio da aeronave VC-2 (Embraer 190), da FAB que retorna ao Brasil após o descarregamento.
“As pessoas que não estão morrendo dos bombardeios estão sob profundo risco de morrer de fome, de falta de água potável, de falta de alimentação”, alertou a dirigente nacional do MST, Cassia Bechara.
Autorização de repatriação
Um grupo de 34 pessoas sob cuidados do Brasil estão na região da Faixa de Gaza. Desses, 24 são brasileiros e 3 são palestinos e parentes próximos dos brasileiros. O grupo é composto por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.
O grupo aguarda uma autorização tanto de Israel quanto do Egito para deixarem a região, pela passagem de Rafah, que é a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Um avião aguarda no Cairo para resgatá-los. É pelo mesmo local que chegará a doação do MST.
O grupo aguarda nas cidades de Rafah e de Khan Yunis, em abrigos temporários ou nas próprias residências, a autorização para cruzar a fronteira.
*com informações Metrópoles