O presidente norte-americano, Donald Trump, assumirá o comando dos Estados Unidos no próximo dia 20 de janeiro. Seguindo a linha de seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, o discurso do republicano permanece firme contra os estrangeiros que vivem nos EUA. Estima-se que, atualmente, cerca de 230 mil brasileiros vivem nessas condições no país.
Uma das principais promessas de sua campanha é a expulsão de migrantes ilegais do país. Durante sua primeira gestão, cerca de 1,5 milhão de cidadãos que viviam ilegalmente foram deportados.
Segundo informações divulgadas pelo escritório ALFA Alexandre Law Firm & Associates, o governo americano seguirá três etapas no processo de expulsão: verificar registros criminais, identificar migrantes que já solicitaram vistos ou processos legais e foram negados, e localizar cidadãos que vivem nos Estados Unidos sem nunca terem feito um pedido legal de visto.
Leia mais
Embaixadora do Brasil vai representar o país na posse Trump
Donald Trump é eleito “Personalidade do Ano” pela revista Time
Desde sua primeira campanha presidencial, em 2016, Donald Trump utiliza um discurso agressivo e desrespeitoso contra os migrantes. Entre várias declarações polêmicas do presidente eleito, destaca-se a alegação de que ele tinha conhecimento de estrangeiros consumindo cachorros e gatos no estado de Ohio, embora nunca tenha apresentado qualquer estudo ou evidência que comprove essa afirmação.
Em outras ocasiões, Trump prometeu mobilizar o exército norte-americano e declarar estado de emergência, caso necessário, para expulsar os estrangeiros. Durante sua campanha, o empresário também afirmou que os filhos de migrantes perderiam o direito à cidadania, declarando que faria o que fosse preciso para removê-los dos Estados Unidos, mesmo diante dos desafios logísticos e econômicos envolvidos no processo.