O Comitê Olímpico Internacional (COI), notificou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) após a atleta Rayssa Leal transmitir uma mensagem religiosa durante a final do skate street feminino, em Paris-2024, no último domingo (28/7).
Em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), diante das câmeras, Rayssa declarou um trecho presente na Bíblia, em João 14:6, que diz “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.
Segundo as diretrizes do COI, presente na regra 50, é proibido que atletas e integrantes da delegação de manifestem religiosamente e politicamente durante as cerimônias de abertura e encerramento, no campo de competição, pódios e na Vila Olímpica.
“Estivemos em contato com o Comitê Olímpico do Brasil e lembramos a eles das Diretrizes de Expressão do Atleta”, diz o comunicado enviado ao Estadão.
Em 2023, o Ministério dos Esportes da França estabeleceu a proibição de manifestações políticas ou religiosas durante os jogos. Como resultado, algumas atletas francesas foram impedidas de competir nos Jogos por utilizarem o hijab, o véu islâmico da religião muçulmana.
Leia mais:
Olimpíadas: Rayssa Leal sofre, mas consegue o bronze para o Brasil no skate
Olimpíadas 2024 : Gabriel Medina faz a maior nota do surfe
O gesto de Rayssa repercutiu nas redes sociais. A jovem de 16 anos é cristã e tem o costume de repetir a mensagem antes das competições que participa. “Eu pedi forças e mandei uma mensagem para todo mundo, que Deus é o caminho, a verdade e a vida.”
Rayssa conquistou a medalha de bronze em uma manobra incrível na última tentativa. Assim, tornou-se a atleta mais jovem a conseguir medalhas em duas edições diferentes dos Jogos.
A Rayssa Leal:
-Quebrou o recorde olímpico no Skate
-Classificada pra final e busca o ouro nas olimpíadas
-Ainda declarou em libras que “Jesus é o caminho, a verdade e a Vida”.Nossa fadinha é muito ídolo da nação!!
Vai Brasil!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/lWSHGcEIsO
— Amanda Vettorazzo (@Amandavettorazz) July 28, 2024