Em novo comunicado emitido hoje, 7, o Vaticano informou que a cirurgia no intestino do Papa Francisco durou 3 horas e transcorreu sem complicações. A cirurgia, marcada de forma urgente, foi realizada nesta tarde no hospital Gemelli, em Roma.
O Papa tem 86 anos, e espera-se que ele continue internado por alguns dias.
Leia mais:
Papa Francisco é internado para fazer uma cirurgia no intestino
Presidente da Ucrânia se encontra com o Papa em visita a Roma
A operação foi necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre uma cicatriz geralmente resultante de uma cirurgia anterior. Também pode ser causada por obesidade, idade ou fraqueza dos músculos da parede abdominal. Segundo a equipe médica que atende ao Papa, a cirurgia é considerada de pouca complexidade, mas a idade do paciente era um complicador: a operação requereu anestesia geral para o pontífice.
Francisco chegou ao hospital as 11h30 de Roma (6h30 de Brasília) desta quarta. No dia anterior, ele havia sido submetido a uma bateria de exames no mesmo hospital.
Francisco já esteve internado neste mesmo hospital, em março deste ano, devido a uma infecção respiratória, e em julho de 2021, quando foi operado devido a uma diverticulite.