26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

China pediu que Rússia aguardasse fim dos Jogos de Inverno para atacar a Ucrânia, diz relatório

Publicado em:

- Anúncio -

Um relatório de inteligência ocidental divulgado pelo jornal New York Times indicou que, no início de fevereiro, autoridades chinesas solicitaram que altos funcionários russos aguardassem o término dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim antes de iniciar uma invasão à Ucrânia, informaram autoridades dos Estados Unidos nesta quarta-feira (2).

As autoridades consideram o relatório crível, mas seus detalhes estão abertos à interpretação, de acordo com uma fonte familiarizada com a inteligência. Não está claro no relatório se Putin abordou o assunto diretamente com o presidente chinês, Xi Jinping, na época em que o dirigente russo visitou Pequim para a cerimônia de abertura das Olimpíadas

Os oficiais de inteligência ocidentais que observavam o avanço de Putin na fronteira ucraniana na época apostavam no adiamento de qualquer ação militar até depois das Olimpíadas para evitar problemas com a China.

Leia mais:

Tropas russas tomam controle da cidade portuária de Kherson

Vídeo: Homem é atingido por míssil enquanto gravava vídeo na Ucrânia

 

Após a reunião de Putin e Xi, Moscou e Pequim emitiram uma declaração conjunta declarando que sua parceria “não tinha limites” e condenando a expansão da Otan, o principal motivo do ataque russo à Ucrânia.

A declaração intensificou as preocupações ocidentais sobre uma aliança entre a China e a Rússia. Liu Pengyu, porta-voz da embaixada chinesa em Washington, afirmou que “as alegações mencionadas nos relatórios relevantes são especulações sem qualquer base, e pretendem transferir a culpa e difamar a China”.

 

Via CNN Brasil

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -