Em cerimônia realizada neste sábado, dia 10, em Londres e transmitida pela televisão britânica, o rei Charles III foi proclamado formalmente monarca da Inglaterra pelo Conselho de Adesão. Foi a primeira vez que tal cerimônia foi televisionada.
A cerimônia do Conselho de Adesão é um encontro dos integrantes do Conselho Privado. Esse conselho é formado por mais de 700 pessoas, incluindo o rei e a nova primeira-ministra Liz Truss, recém-empossada. A cerimônia aconteceu nos Apartamentos de Estado do Palácio de St. James, em Londres, e foi dividida em duas partes. Na primeira, sem a presença do rei, a lorde presidente do grupo, Penny Mordaunt, anunciou a morte do soberano (a rainha Elizabeth II) e proclamou o novo rei.
Leia mais:
5 Vestidos icônicos usados pela Rainha Elizabeth II
Confira cinco curiosidades da Rainha Elizabeth II
A segunda parte do Conselho de Adesão contou com a presença do rei. Nela, o monarca fez uma declaração pessoal sobre a morte da antecessora, aprovou ordens no Conselho para facilitar a continuidade do governo, leu e assinou um juramento para preservar a Igreja da Escócia. No seu pronunciamento, Charles III declarou:
“No cumprimento da pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, peço a orientação e a ajuda de Deus Todo-Poderoso”.
Segundo comunicado da família real, outras cerimônias de proclamação deverão ocorrer amanhã na Escócia, na Irlanda e no País de Gales. Na cerimônia de hoje, também foi anunciado que o dia do funeral da rainha Elizabeth será declarado feriado no país, mas a data exata ainda não foi anunciada.