Nesta sexta (4/7), Keir Starmer foi nomeado o novo primeiro-ministro do Reino Unido após o resultado da eleição do dia anterior. Starmer se reuniu com o rei Charles III no Palácio de Buckingham e prometeu reconstruir o serviço público no país após 14 anos de governos conservadores e de direita na Inglaterra.
Starmer disse:
“Agora nosso país votou decisivamente por mudança e pelo retorno à política ao serviço público.
Temos que devolver a política ao serviço público. Mostrar que a política pode ser uma força para o bem”.
Como ordena a tradição britânica, Keir Starmer pediu ao rei Charles 3º a autorização formal do monarca para formar um novo governo.
Leia mais:
Direita lidera eleições legislativas na França no primeiro turno, indica boca de urna
Carcereira brasileira que fez sexo com detento na Inglaterra é liberada após audiência
A imprensa britânica está tratando a eleição como histórica: O Partido Trabalhista de Starmer, de centro-esquerda, confirmou a vitória esmagadora nas eleições para o Parlamento britânico. A legenda conquistou mais de 410 assentos para o Parlamento, superando com folga o mínimo necessário para assegurar a maioria na Casa. Até a última atualização desta reportagem, os Trabalhistas tinham 412, contra 120 dos Conservadores.
O atual primeiro-ministro, Rishi Sunak, admitiu a derrota e afirmou que ligou para Starmer para parabenizá-lo e prometer uma transição pacífica e ordeira.
Com informações de G1.