As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Casa Branca vira alvo de chacota na internet ao postar imagem de Trump com pinguim na Groenlândia

Internautas apontaram que pinguins não vivem na Groenlândia, que fica no Hemisfério Norte
24/01/26 às 08:28h
Casa Branca vira alvo de chacota na internet ao postar imagem de Trump com pinguim na Groenlândia

Foto: Reprodução/X.

O perfil oficial da Casa Branca virou alvo de chacota nas redes sociais após publicar, na sexta-feira (23/1), uma imagem gerada por inteligência artificial que mostra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caminhando por uma paisagem gelada ao lado de um pinguim, em referência à Groenlândia.

A montagem foi divulgada no X (antigo Twitter) com bandeiras dos EUA e da Groenlândia e a legenda “Abrace o pinguim”.


Leia mais:

Deputado dinamarquês xinga Trump durante debate sobre a Groenlândia

Trump negocia ter acesso total a Groenlândia; primeiro-ministro afirma que não vai abrir mão da soberania do país


Porém, muitos internautas reagiram com sarcasmo e críticas, porque pinguins não vivem no Ártico, região que inclui a Groenlândia, localizada no Hemisfério Norte. Essas aves são encontradas exclusivamente no Hemisfério Sul, na Antártida e outras regiões próximas.

“Vocês não sabiam que pinguins não vivem no Ártico, só na Antártida?”, escreveu um internauta. “Não existem pinguins na Groenlândia”, comentou outro. Houve ainda quem ironizasse: “Meu filho de 6 anos sabe que pinguins só vivem no sul”.

Outras respostas seguiram no mesmo tom. “Peraí, vocês estão tentando roubar a Antártida também?”, brincou um usuário.

Entenda a questão EUA e Groenlândia

A Groenlândia é um território autônomo, porém, pertencente ao reino da Dinamarca. Sua política externa e a defesa do território são responsabilidade dinamarquesa.

A ilha abriga, desde 1951, a Base Aérea de Thule, a instalação militar americana mais ao norte do planeta. O local é considerado peça-chave para sistemas de monitoramento, defesa antimísseis e vigilância do espaço aéreo no hemisfério norte.

Além da localização estratégica, a Groenlândia também concentra reservas de minerais críticos usados na indústria tecnológica, em equipamentos militares, turbinas de energia e eletrônicos, o que também ajuda a explicar o interesse de Trump.

A Groenlândia é membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e as ameaças americanas colocam pressão sobre a organização.