Casa Branca vira alvo de chacota na internet ao postar imagem de Trump com pinguim na Groenlândia

Foto: Reprodução/X.
O perfil oficial da Casa Branca virou alvo de chacota nas redes sociais após publicar, na sexta-feira (23/1), uma imagem gerada por inteligência artificial que mostra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caminhando por uma paisagem gelada ao lado de um pinguim, em referência à Groenlândia.
A montagem foi divulgada no X (antigo Twitter) com bandeiras dos EUA e da Groenlândia e a legenda “Abrace o pinguim”.
Leia mais:
Deputado dinamarquês xinga Trump durante debate sobre a Groenlândia
Porém, muitos internautas reagiram com sarcasmo e críticas, porque pinguins não vivem no Ártico, região que inclui a Groenlândia, localizada no Hemisfério Norte. Essas aves são encontradas exclusivamente no Hemisfério Sul, na Antártida e outras regiões próximas.
“Vocês não sabiam que pinguins não vivem no Ártico, só na Antártida?”, escreveu um internauta. “Não existem pinguins na Groenlândia”, comentou outro. Houve ainda quem ironizasse: “Meu filho de 6 anos sabe que pinguins só vivem no sul”.
Outras respostas seguiram no mesmo tom. “Peraí, vocês estão tentando roubar a Antártida também?”, brincou um usuário.
Entenda a questão EUA e Groenlândia
A Groenlândia é um território autônomo, porém, pertencente ao reino da Dinamarca. Sua política externa e a defesa do território são responsabilidade dinamarquesa.
A ilha abriga, desde 1951, a Base Aérea de Thule, a instalação militar americana mais ao norte do planeta. O local é considerado peça-chave para sistemas de monitoramento, defesa antimísseis e vigilância do espaço aéreo no hemisfério norte.
Além da localização estratégica, a Groenlândia também concentra reservas de minerais críticos usados na indústria tecnológica, em equipamentos militares, turbinas de energia e eletrônicos, o que também ajuda a explicar o interesse de Trump.
A Groenlândia é membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e as ameaças americanas colocam pressão sobre a organização.






