O novo líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, participou neste sábado (10/5), de sua primeira reunião oficial com os cardeais, dois dias após ser eleito pontífice no conclave realizado no Vaticano.
Durante o encontro, o Papa fez referências ao legado de seu antecessor, Francisco, e apontou desafios contemporâneos que exigem atenção da Igreja, como os avanços da inteligência artificial e seus impactos sobre a dignidade humana e o trabalho.
Leão XIV, que antes de sua eleição era conhecido como Robert Prevost, também explicou a escolha de seu nome, uma homenagem a Leão XIII — pontífice que governou a Igreja entre 1878 e 1903 e é reconhecido por sua atuação em questões sociais durante a Revolução Industrial.
“Hoje, vivemos uma nova revolução, marcada pelas transformações tecnológicas e pela inteligência artificial. A doutrina social da Igreja segue sendo uma resposta essencial a esses tempos”, afirmou.
Leia mais
Vaticano divulga foto oficial e brasão do Papa Leão XIV; veja
Papa pode beber cerveja? A resposta vai te surpreender!
Votos para o Papa
Ao final da reunião, alguns cardeais comentaram o encontro com a imprensa. O cardeal Désiré Tsarahazana, de Madagascar, revelou à rádio italiana RAI que Leão XIV recebeu mais de 100 votos no conclave, superando com folga os 89 necessários para ser eleito.
“Ele é um excelente Papa. Esta manhã falamos, inclusive, sobre a importância de tornar a Igreja mais colegial”, declarou.
O evento marca o início da atuação formal de Leão XIV à frente da Igreja, sinalizando que temas sociais e tecnológicos estarão no centro de seu pontificado.