Nesta terça-feira (24), o então candidato a prefeito da cidade de Buenos Aires, Leandro Santoro (Unión por la Patria), anunciou a desistência em disputar o segundo turno das eleições contra o primeiro colocado, Jorge Macri (Juntos por el Cambio), que será eleito o novo prefeito da capital argentina com a decisão.
No pleito do último domingo (22), Santoro obteve 32,2% dos votos contra 49,61% obtidos por Macri.
“O resultado que Jorge Macri obterá estará a poucos votos de atingir o número estabelecido pela Constituição da Cidade Autônoma de Buenos Aires para ser chefe de governo eleito”, explica a assessoria de Santoro.
A Constituição da cidade estabelece que, a menos que um candidato obtenha mais de 50% dos votos no primeiro turno eleitoral, deverá ser realizado um segundo turno. Ou seja, o adversário de Santoro precisaria de apenas 0,40% votos a mais do que obteve no primeiro turno.
De acordo com o anúncio, a desistência é uma forma de não forçar um segundo turno. Santoro reforçou também que agora a campanha será concentrada na “defesa da democracia contra a ameaça autoritária, ajudando Sergio Massa a vencer na cidade de Buenos Aires e a ser eleito presidente da Nação”.
Leia também:
Em discurso, secretário da ONU diz que ataques “não aconteceram do nada”
Vídeo: Cervejaria chinesa investiga caso de funcionário flagrado urinando dentro do tanque
Felicitações
Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina, é primo de Jorge Macri e, assim que soube da decisão de Santoro, escreveu uma mensagem em sua conta X (antigo Twitter):
Felicitaciones Jorge!!! Es una gran alegría que hayas sido elegido por la mitad de los porteños como el próximo Jefe de Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. Estoy seguro que tu empuje y experiencia llevarán a la ciudad a un nuevo nivel.
— Mauricio Macri (@mauriciomacri) October 24, 2023
“Parabéns Jorge!!! você foi eleito por metade da população de Buenos Aires como o próximo Chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires. Tenho certeza de que sua motivação e experiência levarão a cidade a um novo nível”, escreveu na publicação.