
Candidato a prefeito de Buenos Aires desiste de disputar 2º turno
Nesta terça-feira (24), o então candidato a prefeito da cidade de Buenos Aires, Leandro Santoro (Unión por la Patria), anunciou a desistência em disputar o segundo turno das eleições contra o primeiro colocado, Jorge Macri (Juntos por el Cambio), que será eleito o novo prefeito da capital argentina com a decisão.
No pleito do último domingo (22), Santoro obteve 32,2% dos votos contra 49,61% obtidos por Macri.
“O resultado que Jorge Macri obterá estará a poucos votos de atingir o número estabelecido pela Constituição da Cidade Autônoma de Buenos Aires para ser chefe de governo eleito”, explica a assessoria de Santoro.
A Constituição da cidade estabelece que, a menos que um candidato obtenha mais de 50% dos votos no primeiro turno eleitoral, deverá ser realizado um segundo turno. Ou seja, o adversário de Santoro precisaria de apenas 0,40% votos a mais do que obteve no primeiro turno.
De acordo com o anúncio, a desistência é uma forma de não forçar um segundo turno. Santoro reforçou também que agora a campanha será concentrada na “defesa da democracia contra a ameaça autoritária, ajudando Sergio Massa a vencer na cidade de Buenos Aires e a ser eleito presidente da Nação”.
Leia também:
Em discurso, secretário da ONU diz que ataques “não aconteceram do nada”
Vídeo: Cervejaria chinesa investiga caso de funcionário flagrado urinando dentro do tanque
Felicitações
Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina, é primo de Jorge Macri e, assim que soube da decisão de Santoro, escreveu uma mensagem em sua conta X (antigo Twitter):
“Parabéns Jorge!!! você foi eleito por metade da população de Buenos Aires como o próximo Chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires. Tenho certeza de que sua motivação e experiência levarão a cidade a um novo nível”, escreveu na publicação.