A diplomacia brasileira informou aos brasileiros na Faixa de Gaza que autoridades de Israel e Egito avisaram à embaixada do Brasil que a saída do grupo ocorrerá nessa quinta-feira (9). Porém, nem o Itamaraty, nem o Escritório da Representação Brasileira na Cisjordânia, confirmaram essa informação.
A expectativa inicial era de que os brasileiros deixassem Gaza nesta quarta-feira (8), mas eles ficaram mais uma vez fora da lista de estrangeiros autorizados a entrar no Egito pela passagem de Rafah. O chanceler do Brasil, Mauro Vieira, informou semana passada que o Ministro das Relações Exteriores em Israel, deu garantia que os brasileiros deixariam a zona de conflito hoje (8), mas isto não ocorreu.
Leia mais:
Rota de fuga da guerra é fechada nesta quarta por medida de segurança
VÍDEO: Aumenta o número de palestinos que fogem do norte de Gaza
A lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza nesta quarta-feira (8), constaram 601 estrangeiros, a maioria são pessoas com passaportes ucranianos, logo depois são nacionais das Filipinas, Estados Unidos, Alemanha, Romênia e Canadá.
Segundo o Itamaraty, essa lista é feita por autorizadas israelense e egípcias, a Embaixada de Israel no Brasil informou através da sua assessoria que as listas são preparadas pelas entidades e órgãos internacionais, mas não disse quais entidades seriam essas. Já a embaixada do Egito no Brasil não se manifestou sobre o caso.
*Com informações da Agência Brasil