O presidente dos Estados Unidos Joe Biden fez um discurso na noite de quarta, 9, no qual afirmou que pretende concorrer à reeleição em 2024, e que sua decisão final sobre o assunto deverá ser tomada até o início do próximo ano. O discurso de Biden teve como objetivo comentar o resultado das eleições de meio de mandato para o Congresso norte-americano, ocorrida na última terça, 8. O presidente chamou o resultado de “bom dia para a democracia”.
Biden afirmou, com a esposa Jill sentada nas proximidades:
“Nossa intenção é concorrer novamente, essa tem sido nossa intenção. Esta é, em última análise, uma decisão da família”.
Leia mais:
Biden parabeniza Netanyahu após vitória em Israel
Ex-estrategista de Trump é condenado a 4 meses de prisão nos EUA
Enquanto especialistas previam uma “onda vermelha” nas eleições, referindo-se a uma vitória de lavada do partido republicano – opositor do democrata de Biden – ela de fato acabou não se confirmando. Os republicanos obtiveram ganhos modestos nas eleições de terça e provavelmente assumirão o controle da Câmara dos Deputados, mas o controle do Senado ainda depende de três disputas que permaneceram muito disputadas na quarta-feira.
O fracasso da “onda vermelha” nas eleições de meio de mandato acabou esfriando os ânimos para uma onda conservadora no país e para um retorno de Donald Trump: O ex-presidente tem ambições de disputar novamente a presidência do país em 2024, mas vai enfrentar o governador da Flórida Ron De Santis pela indicação republicana.