O Boeing 787-8 Dreamliner, da Air India, retornou ao Aeroporto Internacional de Hong Kong após o piloto suspeitar de problemas técnicos nesta segunda (16/6), segundo a agência de notícias Reuters. O avião é do mesmo modelo e companhia da aeronave envolvida no acidente que matou ao menos 279 pessoas na última quinta (12/6), com destino à Nova Déli.
Retorno do avião
Segundo um porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, o avião retornou ao aeroporto e solicitou apoio de emergência “aterrissando com segurança por volta das 13h15”. As operações do aeroporto não foram afetadas.
O voo partiu por volta das 12h20 e aterrissou cerca de uma hora depois. A aeronave atingiu uma altitude de 22 mil pés e tem 7 anos de uso.
Após o caso, a Air India informou que o avião “retornou a Hong Kong logo após a decolagem devido a um problema técnico. O voo pousou em segurança…e está passando por verificações por precaução”.
Leia também:
Filhote de gavião é resgatado ferido nas proximidades do Sambódromo, em Manaus
VÍDEO: Avião cai na Índia e mata mais de 200 pessoas; dezenas foram feridas
O acidente
Um avião com 242 pessoas caiu na Índia no início da manhã desta quinta-feira (12/6) – início da tarde no país asiático, e deixou 204 mortos até o momento. Entre eles, cinco são universitários de medicina que estavam em um alojamento onde a aeronave caiu minutos após decolar do aeroporto da cidade de Ahmedabad.
Sobrevivente
Após o anúncio da morte de mais de 200 pessoas, o chefe de polícia, GS Malik, afirmou que um sobrevivente foi encontrado.
“A polícia encontrou um sobrevivente no assento 11A. O sobrevivente foi encontrado no hospital e está em tratamento. Ainda não é possível informar o número de mortes. O número de mortos pode aumentar, já que o voo caiu em uma área residencial”, disse ele.
Cinco universitários mortos
A queda do avião da Air India matou, além dos mais de 200 passageiros, ao menos cinco estudantes de medicina que estavam em uma hospedaria universitária. Segundo a reitora da Universidade Médica B.J, Minakshi Parikh, o avião atingiu um refeitório que tinha cerca de 80 alunos na hora do almoço. Após a queda, um incêndio atingiu o prédio.
“A fumaça era muito densa”, disse a reitora, que também afirmou que a maioria dos alunos conseguiu fugir, mas cerca de 10 ficaram presos no local. Parte dos alunos foi resgatada e encaminhada para hospitais da região.
Algumas das vítimas foram retiradas de dentro dos seus dormitórios. A política Darshna Vaghela afirmou para a imprensa local que muitas pessoas se mobilizaram para socorrer os feridos em solo após o acidente.
Destino
O voo era operado pela companhia Air India e tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Mais de 50 britânicos estavam entre os passageiros.