30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ataque a israelenses durante jogo de futebol em Amsterdã foi combinado em apps: “Caça aos judeus”

Publicado em:

- Anúncio -

Na semana passada, torcedores israelenses foram agredidos em Amsterdã, capital da Holanda, durante a partida de futebol entre Ajax e Maccabi Tel Aviv pela Liga Europa. Ao todo, cinco torcedores ficaram feridos na confusão generalizada, e 62 foram presos.

Agora, jornais internacionais divulgaram que o ataque foi premeditado e combinado em aplicativos de trocas de mensagens. As conversas aconteceram em grupos no WhatsApp e Telegram e foram divulgadas pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal e o britânico Telegraph.

As mensagens foram trocadas na quarta-feira (7/11), um dia antes da partida. “Amanhã, após o jogo, teremos a parte dois da Caça aos Judeus”, diz uma das mensagens. O termo “Caça aos Judeus” é usado para designar uma série de ataques cometidos pelos nazistas em 1941, durante a Segunda Guerra.

Em outro grupo, participantes se referiram aos israelenses como “cachorros com câncer”.


Leia mais:

Israel afirma que novo líder do Hezbollah não vai durar “por muito tempo”

No Brics, ministro brasileiro critica omissão de países com “atrocidade” em Faixa de Gaza


O grupo supostamente ligado aos ataques foi banido, diz Telegram. Ao Wall Street Journal, a plataforma afirmou que está “preparada para colaborar com as autoridades holandesas”.

A prefeita de Amsterdã, Femke Halsema, que já tinha afirmado que a polícia investigava se os ataques foram premeditados, também confirmou a existência das mensagens e afirmou que o caso “é uma vergonha”.

A confusão ocorreu após manifestantes pró-palestina irem até o estádio Johan Cruyff, onde o jogo foi realizado. Alguns ativistas também denunciaram que “hooligans” israelenses destruíram bandeiras e cuspiram em mulheres de hijab. O Maccabi Tel Aviv perdeu de 5 a 0.

*Com informações de UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -