Astronautas chineses fazem o primeiro churrasco no espaço

(Foto: Reprodução/vídeo)
Astronautas chineses decidiram inovar no cardápio e fizeram o primeiro churrasco do espaço a bordo da estação espacial Tiangong, que orbita a cerca de 400 km da Terra. A façanha aconteceu na terça-feira (4/11), e o menu incluiu asas de frango e bife.
Preparar comida em órbita sempre foi um desafio por causa da ausência de gravidade e das condições extremas fora do planeta. Normalmente, as refeições dos astronautas são prontas e precisam apenas ser aquecidas. Mas tudo mudou com um forno de ar quente desenvolvido por cientistas chineses, capaz de funcionar mesmo no ambiente espacial.
O equipamento, entregue pela espaçonave Shenzhou-21, foi projetado para impedir que os alimentos flutuem e evitar fumaça e odores dentro da estação. A temperatura máxima chega a 190°C, o que deixa o cozimento mais lento do que na Terra. Na estreia, o churrasco demorou quase meia hora para ficar pronto.
De acordo com a agência estatal Xinhua, o novo forno faz parte de um esforço para melhorar as condições de vida dos astronautas e ampliar as opções de alimentação em missões de longa duração. Pesquisadores estão desenvolvendo novas tecnologias para aprimorar textura, sabor e valor nutricional dos alimentos consumidos fora do planeta.
O pesquisador Liu Weibo, do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China, explicou que a iniciativa tem também um valor simbólico:
“Imagine se os astronautas, depois de viverem em um ambiente fechado por meses, pudessem sentir o aroma de asas de frango e bife recém-assados? Isso traz uma sensação de felicidade e aproxima um pouco da Terra.”
Leia mais:
Brad Pitt e Angelina Jolie voltam aos tribunais por disputa milionária de vinícola na França
VÍDEO: Veja o momento em que avião explode após cair nos EUA; 7 pessoas morreram
Veja o vídeo:






