Acordo UE-Mercosul será assinado neste sábado

(Foto: Reprodução)
Depois de mais de 20 anos de tratativas, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) será finalmente assinado neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai. A parceria promete unir dois grandes blocos econômicos, formando um mercado com cerca de 720 milhões de consumidores, aproximadamente 450 milhões na UE e 295 milhões nos países do Mercosul.
A cerimônia está marcada para as 12h15 (horário de Brasília) e acontecerá no teatro José Asunción Flores, localizado no Banco Central do Paraguai.
Leia mais:
Acordo União Europeia – Mercosul abrirá oportunidades de negócios para empresas do Amazonas
Lula comenta aprovação do acordo do Mercosul: “Uma vitória do diálogo”
Chefes de Estado confirmam presença
Diversos líderes participarão do evento, entre eles os presidentes Javier Milei, da Argentina, Rodrigo Paz, da Bolívia, Santiago Peña, do Paraguai, e Yamandú Orsi, do Uruguai. Representando a União Europeia, estarão presentes a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não estará presente na cerimônia devido a compromissos de agenda. O país será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A assinatura marca o fim da fase técnica e política das negociações, que começaram em junho de 1999. O acordo prevê a eliminação gradual das tarifas de importação em mais de 90% do comércio bilateral, abrangendo tanto produtos industriais quanto agrícolas.






