A Casa Branca informou o Congresso dos Estados Unidos da ameaça de uma nova arma nuclear russa. A informação é do New York Times, publicada nesta quarta-feira (14/02). A revelação vem em meio a pedido do presidente da comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados, o republicano Mike Turner, emitir um comunicado vago pedindo mais informações do governo sobre uma “ameaça séria à segurança nacional“.
O arsenal nuclear em questão ainda está em seu processo de construção. Apesar de sua implicação severa, os especialistas afirmam que ele não representa um perigo urgente para os Estados Unidos, a Ucrânia ou seus aliados europeus.
No entanto, a simples presença desses armamentos em fase de construção já constitui um cenário preocupante para a segurança global. Dois oficiais norte-americanos, um atualmente em exercício e outro aposentado, disseram ao Times que essas evidências estão relacionadas aos esforços da Rússia para desenvolver uma arma nuclear anti-satélite localizada no espaço.
Leia mais:
Pedreiro mata a própria família em ritual de exorcismo na Itália
Nvidia supera o Google e se torna a 3ª empresa mais valiosa dos EUA
Mais cedo, a Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA emitiu, ainda nesta quarta, um comunicado a todos os congressistas americanos sobre uma ameaça a segurança nacional dos Estados Unidos.
“Hoje, o Comitê Permanente de Inteligência da Câmara disponibilizou a todos os membros do Congresso informações sobre uma grave ameaça à segurança nacional. Solicito que o presidente Biden desclassifique todas as informações relacionadas a esta ameaça para que o Congresso, a administração e nossos aliados possam discutir abertamente as ações necessárias para responder a esta ameaça”, disse o presidente da comissão, deputado republicano Mike Turner.
Statement from Chairman @RepMikeTurner: pic.twitter.com/OA9yJuEPlf
— House Intelligence Committee (@HouseIntel) February 14, 2024