X-Caboquinho: A origem do sanduíche que virou patrimônio cultural de Manaus

(Foto: divulgação)
Quem nunca saboreou um delicioso X-Caboquinho em uma manhã de domingo em um café de beira de estrada? Um dos sanduíches mais tradicionais do Amazonas acabou se tornando uma iguaria obrigatória na mesa de qualquer lanche da região.
O X-Caboquinho tem sua origem datada em 1960, em Parintins, ganhando fama em Manaus com o tempo. Feito com pão francês, banana frita, queijo coalho e tucumã, o lanche foi reconhecido em 2019 como Patrimônio Cultural e Imaterial da capital amazonense.
A receita nasceu entre estudantes da antiga Escola Técnica Federal do Amazonas. Jovens de Parintins que estudavam em Manaus teriam levado o sanduíche para a capital, onde ele rapidamente caiu no gosto popular.
X-Caboquinho: patrimônio de Manaus
O título de patrimônio foi proposto pelo vereador Isaac Tayah (DC) e aprovado pela Câmara Municipal. A medida busca valorizar e preservar as tradições gastronômicas locais.
Apesar do reconhecimento em Manaus, há quem defenda que o X-Caboquinho deveria ser ligado oficialmente a Parintins, onde a receita teria sido criada. O escritor Elson Farias, em entrevista ao site BNC Amazonas, afirma que o lanche foi popularizado por uma família parintinense que se mudou para a capital.
Leia mais:
Linguiça de açaí e hambúrguer de tucumã: startup cria proteína vegetal com ingredientes da Amazônia
Você já experimentou o bolinho de piracuí de bodó? Descubra como ele é feito
Já o ex-secretário de Cultura, Robério Braga, lembrou que o processo de reconhecimento de um patrimônio cultural exige estudos detalhados, citando como exemplo o Festival Folclórico de Parintins, que levou duas décadas para receber o título.
Além do valor cultural, o X-Caboquinho também é conhecido por seus benefícios nutricionais. O tucumã, principal ingrediente, é rico em pró-vitamina A e gorduras boas, segundo estudos da pesquisadora Maria Padilha Oliveira.
Com sabor marcante e ingredientes regionais, o X-Caboquinho segue conquistando espaço no paladar dos amazonenses e de quem prova a iguaria fora do estado.
O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, um dos amantes do sanduíche, sempre aproveita os finais de semana para saborear a iguaria em feiras regionais da capital. No dia 15 de agosto, por exemplo, ele publicou um vídeo saboreando o famoso X-Caboquinho junto com secretários e amigos. Veja:
Expansão
Para se ter uma ideia, o sanduíche faz sucesso fora do Amazonas e nas redes sociais vemos com frequência influenciadores digitais provando a iguaria somente pela curiosidade. Alguns amam, outros nem tanto, mas a experiência geralmente é sempre positiva, como descreveu Rafull Torres.
Modo de preparo

1 pão francês
4 lascas de banana pacovã frita
50 grama(s) de lascas de polpa de tucumã
1 fatia de queijo coalho
Manteiga a gosto
Passar manteiga no pão francês e chapear. Acrescentar dentro do pão a banana pacovã frita, o tucumã e o queijo coalho. Esperar o queijo derreter






