As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Whey Protein: suplemento ajuda a ganhar massa, mas não substitui alimentação equilibrada, alerta treinador

26/10/25 às 18:00h
Whey Protein: suplemento ajuda a ganhar massa, mas não substitui alimentação equilibrada, alerta treinador

Nas academias, o Whey Protein é um dos suplementos mais populares entre quem busca ganho de massa muscular e melhor desempenho nos treinos. O treinador físico Maik Teixeira explica os benefícios do produto, os cuidados no consumo e se uma dieta balanceada pode trazer os mesmos resultados.

O que é o Whey Protein

“Whey é um suplemento eficiente e prático para ajudar no ganho de massa muscular quando combinado com treino resistido e quando se eleva a ingestão proteica total para níveis adequados. O efeito é moderado e depende do contexto da dieta, do tipo e da experiência de treino da pessoa”, explicou Maik.

Segundo o treinador, o suplemento “é uma fonte prática e eficiente de proteína, especialmente para quem tem dificuldade em consumir a quantidade ideal apenas com a alimentação. Ele ajuda a reparar as fibras musculares e estimula o crescimento da massa magra”.

Dieta balanceada

Apesar dos benefícios, Maik reforça que uma boa alimentação é fundamental para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários ao bom desempenho físico — algo que o Whey, isoladamente, não oferece. “Uma dieta bem estruturada pode substituir o uso do Whey, pois vai garantir todos os nutrientes essenciais, não só proteína”, destacou.


Leia mais

Projeto propõe inclusão de médico-veterinário nas equipes de saúde de Manaus

Dados de saúde dos smartwatches são confiáveis? Entenda os limites e benefícios


Whey Protein divide espaço com dieta balanceada na busca por massa muscular
Foto: Arquivo Pessoal

Uso incorreto e riscos

O treinador também alerta para os riscos do consumo excessivo. “A diferença entre o remédio e o veneno é o excesso. Consumir o Whey além das doses recomendadas ou da necessidade do indivíduo pode sobrecarregar rins e fígado, além de causar ou agravar gases e alergias já existentes.”

Equilíbrio é o segredo

Para quem está começando na academia, Maik deixa um conselho: “O importante é investir na alimentação. Não adianta ter o melhor suplemento, treinar na melhor academia e ter o melhor treinador, se nem se alimentar direito você sabe. Aprenda a se alimentar direito, a treinar direito, a ter uma melhor qualidade de sono e descanso, pois garanto que ao fazer o básico você terá resultado, e ai sim, quando iniciar com o whey, chegará a outro nível de shape”, finalizou.