Setembro Amarelo: Saiba quais essências auxiliam no controle da ansiedade

Foto: Freepick
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e dados de 2019 e 2024, o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas ansiosas, com cerca de 9,3% a 10% da população brasileira sofrendo com transtornos de ansiedade, totalizando mais de 18 milhões de pessoas.
Além de tratamentos como terapia, exercícios e melhoria na alimentação, a farmacêutica-bioquímica e terapeuta e mentora de desenvolvimento pessoal, que atua em Manaus, Dora Chiarion, afirma que as fragrâncias podem auxiliar a acalmar os sintomas ansiosos.
“Por ter ação no sistema límbico (emoções), por influenciar neurotransmissores, atuando assim no sistema nervoso autônomo, desacelera os batimentos, cardíacos e a respiração fica mais controlada, promovendo sensação de relaxamento”, explica ela.
Dora traz algumas de suas essências favoritas para controle e combate à ansiedade. Como o capim-limão que podem auxiliar como calmante para o sistema nervoso.
“Capim-Limão tem como ação principal a promoção de relaxamento físico e ajuda a diminuir a tensão mental. No sistema nervoso, tem efeito levemente sedativo, ajudando a reduzir agitação e pensamentos acelerados. Já ao corpo, pode aliviar dores de cabeça e tensões musculares ligadas ao estresse. Nas emoções, transmite sensação de frescor, limpeza e renovação — ótimo para quem sente a mente “carregada””, diz.
Leia também:
Setembro Amarelo: saiba como a alimentação pode influenciar na saúde mental
A camomila (matricaria recutita / chamaemelum nobile) também é indicada pela especialista.
“Traz sensação de conforto, acolhimento e paz. Boa para insônia ligada à ansiedade”, conta.
Já a tangerina (Citrus bergamia) pode trazer benefícios ao humor.
“Ela é refrescante, eleva o humor. Indicada para quem sente aperto no peito e preocupação excessiva”, explica.
