As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Reposição hormonal: saiba o melhor momento para começar e os cuidados necessários

Especialistas orientam que reposição hormonal deve ser individualizada para cada mulher e feita com acompanhamento
19/11/25 às 16:49h
Reposição hormonal: saiba o melhor momento para começar e os cuidados necessários

Reposição hormonal na menopausa (Foto: Shutterstock).

Calor excessivo, insônia, irritabilidade e queda de libido, são sintomas que muitas mulheres enfrentam durante a transição para a menopausa, a chamada fase do climatério. A reposição hormonal tem se revelado aliada das mulheres para superar esse momento.

No entanto, quando é a hora certa de iniciar esse cuidado?

A ginecologista e obstetra Dra. Camila Martin Massutani orienta:

“A terapia hormonal não deve ser encarada como algo automático após o fim dos ciclos menstruais. O ponto de partida é sempre uma escuta atenta, compreender o que a paciente sente e avaliar se os sintomas estão realmente comprometendo a qualidade de vida”.

O uso dos hormônios pode começar ainda no climatério, quando os ciclos menstruais se tornam irregulares e o estrogênio passa a oscilar com maior intensidade.


Leia mais:

44% das brasileiras não faz nenhum tipo de tratamento contra menopausa, diz pesquisa

Menopausa: Confira 6 alimentos para comer diariamente


Porém, os especialistas ressaltam: antes de iniciar a terapia, é essencial uma avaliação detalhada do histórico familiar e pessoal, com atenção a fatores como risco de trombose, câncer de mama, doenças hepáticas e cardiovasculares. A ginecologista afirma:

“Cada mulher tem um metabolismo e uma história diferentes. O que é benéfico para uma pode não ser para outra”.

A reposição sem orientação médica pode trazer riscos, mas, quando bem indicada, torna-se uma importante aliada para preservar a vitalidade, o sono, o desejo sexual e o equilíbrio emocional, afirma a doutora.

Para a especialista, cuidar do equilíbrio hormonal faz parte de um olhar integral sobre a saúde feminina. Isso também envolve alimentação equilibrada, prática regular de exercícios e hábitos saudáveis.

*Com informações de Metrópoles (Saúde em Dia)