Dilatação abdominal? Saiba como acabar com a conhecida ‘barriga inchada’

Foto: Banco de imagens.
Muitas pessoas se sentem incomodadas com a sensação de estufamento abdominal, a popular barriga inchada. Mas o que causa esse problema, e como fazer para desinchar a região do estômago?
Para começar, muitas vezes esse problema é causado pela ingestão em excesso de alimentos altamente calóricos, como pizzas, hambúrgueres e refrigerantes.
Mas e quando a pessoa tem uma alimentação saudável e ainda assim sente a barriga inchada? Nestes casos, a sensação de distensão abdominal pode estar associada ao acúmulo de gases no aparelho digestório, seja no estômago, como nas alças intestinais, como no cólon.
A sensação de inchaço na região da barriga, aliás, nem sempre indica que há alguma doença ou problema sério, mas é preciso ficar atento caso seja alguma frequente e que cause dores.
Leia mais:
Conheça 3 exercícios que auxiliam na perda da barriga após os 50 anos
Adolescente de 15 anos tem bola de cabelo de 2 quilos retirada do estômago na China
Veja alimentos que causam a dilatação abdominal:
- Chicletes e balas;
- Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas;
- Alimentos ricos em antinutrientes – leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico, por exemplo);
- Vegetais crucíferos (exemplo: couve, brócolis, repolho e couve-flor);
- Laticínios em geral;
- Alimentos fermentáveis.
Se você sofre do problema com frequência, evite esses alimentos.
Como acabar com a barriga inchada:
É preciso prestar atenção à forma com que o corpo reage após às refeições. Cada pessoa pode ter sensibilidade a um determinado tipo de alimento, e a causa do inchaço pode variar. Sendo assim, é aconselhável evitar o consumo de tudo que apresentar uma digestão complicada.
Outra causa possível é o hábito de engolir ar em excesso durante o dia, especialmente na hora das refeições. Por isso, médicos recomendam a pessoas que sofrem com isso, que na hora em que estiverem se alimentando, o ideal é falar o menos possível, para não deglutir ar.
Além disso, também é importante evitar o consumo de líquidos com a ingestão de comida, inclusive as bebidas gaseificada.
Também é recomendado:
- Praticar atividade física;
- mastigar bem a comida, o que ajuda na digestão;
- tomar chás que desincham a barriga, como os de alcachofra, espinheira-santa, boldo, hortelã, salsa, erva-doce e camomila.
*Com informações de Metrópoles (Alto Astral)






