Com a ausência reiterada de parlamentares nas sessões híbridas (presencial e online) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Wilker Barreto (sem partido) defendeu a regulamentação do sistema de trabalho na Casa. Isso porque alguns parlamentares registram presença e “desaparecem” atrás de câmeras durante o expediente.
“Deve ter abertura de tela no início dos trabalhos, nas votações. Seria um avanço”, propôs Wilker. Ele criticou também a decisão dos colegas de privilegiar o trabalho de pré-campanha eleitoral em prejuízo da participação legislativa.
Leia mais:
Aleam nega compra de terrenos para construção de anexo
Deputados batem boca na Aleam por causa de suposta lancha usada
“A ausência de debate na Casa pode sinalizar um processo negativo. É possível conciliar o trabalho parlamentar com período de campanha. São os mesmos deputados (que participam das sessões)”, afirmou. “As viagens e reuniões no interior devem ser produtivas”.
Questionado sobre o período de recesso na Aleam em razão do Carnaval, que vai durar até o dia 8 de fevereiro, Wilker afirmou que a sessão que seria realizada na quinta-feira (3) foi compensada na última segunda-feira (20). No entanto, consulta ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) aponta que não houve trabalho na data informada nem na segunda anterior.