29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Manobra de empresário teria favorecido companhia de energia que prejudicou população de Roraima

Publicado em:

- Anúncio -

Em Roraima, o empresário Disney Mesquita já foi alvo de diversas denúncias, inclusive por deputados estaduais que o acusaram de integrar um possível esquema de corrupção com pagamento de propina, na época em que atuava como chefe da Casa Civil no Palácio Hélio Campos. Mesquita é suspeito de realizar manobras em contratos para serviços em subestações com o intuito de favorecer a Companhia de Energia Elétrica.

Fonte anônima informou que o “ex-vaqueiro” como é conhecido no meio empresarial, recebeu milhões em contratos mas sequer prestou corretamente o serviço, o que está gerando problemas no abastecimento de energia elétrica para toda a população.


Leia mais:

Governador de Roraima é condenado por propaganda eleitoral antecipada

MP- RR diz que Secretário de comunicação mentiu ao negar favorecimento de empresas de publicidade no estado


A empresa de Disney, a DEC CONSTRUÇÕES LTDA, inscrita no CNPJ 08.921.921/001-07, foi contratada para fazer a revitalização da subestação de três municípios. De acordo com a denúncia, o empresário não teria cumprido o que consta na licitação referente aos itens a serem utilizados na reforma, com o objetivo de economizar recursos e ganhar mais dinheiro, realizando essas manobras para favorecer a Companhia de Energia Elétrica do Estado.

Segundo a fonte, em uma das subestações revitalizadas por Disney, segundo o documento ele deveria comprar um transformador de potência com comutação em carga, avaliado em cerca de R$ 10 milhões, mas acabou comprando um transformador usado sem comutação em carga, pelo valor de R$ 2 milhões.

Ao ser questionada sobre a diferença dos transformadores e qual a importância de ter comutação ou não, a fonte afirmou: “Faz toda a diferença, são equipamentos distintos. O transformador com comutador em carga é usado por um conjunto com transformadores de tensão para variar a relação de transformação destes sem que seja necessário o desligamento dos mesmos. Ou seja, regulando a tensão sem interromper a corrente de carga. Dificilmente o equipamento vai precisar dar uma pausa ou reiniciar, sendo assim, menos episódios de quedas de energia”.

O empresário Disney teria realizado diferentes processos com o objetivo de economizar os custos da revitalização, utilizando equipamentos usados e fora de especificação, o que não atende ao contratado. Assim, ele instalou, recebeu e não fez o serviço corretamente, ocasionando em prejuízos na distribuição de energia.

O Sem Mordaça, veiculado na TV Band Roraima, solicitou da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) do Governo do Estado, com base na Lei de acesso à informação nº 12.527/2011, cópias dos contratos firmados em serviços de “revitalização de subestação dos municípios” com a empresa DEC CONSTRUÇÕES LTDA.

Até o fechamento desta matéria, a Seinf não forneceu as informações solicitadas pela equipe de reportagem.

Via Portal do Alex Braga.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -